Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A RAÇA HUMANA

Tive um professor de filosofia, Paulo Vítor, um cara com ideias revolucionárias, nos incentivava a fazer o diferente, ele julgava que o igual além de chato não acrescentava nada para o mundo. Por isso quando ainda trabalhava na TV Cruzeiro eu me permitia fazer algumas “loucuras” em algumas matérias, lembrava sempre desse ensinamento e acho que as vezes dava certo.

E uma de suas filosofias era a seguinte: A essência do ser humano é má (todos chocadas na sala de aula), entregue um pássaro para uma criança de dois anos e em alguns minutos o animal estará morto. E completou: Quem nunca foi humilhado na escola por ser gordinho, ou usar óculos, aparelho, o diferente não é aceito, porque somos cruéis, implacáveis, o que nos desagrada, que julgamos estar fora do padrão estipulado por nós mesmos, está descartado, será ofendido e magoado, temos a capacidade de destruir quem mais precisa de ajuda, e o fazemos por puro prazer. Alguns desses perseguidos conseguem transformar essas humilhações em combustível e se tornam grandes, outros se entregam e acreditam que realmente são inferiores e sofrem uma vida inteira.

Questionado como evitar isso ele respondeu: A única maneira do ser humano ser menos cruel, porque ele sempre será, pois isso faz parte do seu eu, é através da educação, da disciplina, do amor que lhe é dado, sem isso infelizmente nós seres humanos estamos fadados a maldade.

Na época achei as palavras do professor além de duras muito pessimistas. Mas hoje vejo claramente que ele estava correto. Somos seres que não importamos com o nosso próximo, o sofrimento alheio nos passa desapercebido, porque o nosso egoísmo nos cega, não nos permite perder sequer um segundo com o próximo, claro, como falou o professor, aqueles que foram educados, amados, conseguem ter uma visão diferente do mundo, se preocupam e tentam melhorar os que estão ao seu redor e esse tipo de comportamento tem a capacidade de transformar as pessoas, tornado-as mais humanas.

Mas infelizmente não conseguimos perpetuar esse sentimento de solidariedade, porque nossos interesses estão acima do bem e do mau, para alcançar o que desejamos somos capazes de qualquer coisa. passamos por cima do companheiro de trabalho, inventamos calunias e injurias, puxamos o tapete do companheiro de trabalho que está logo ali do seu lado todos os dias, prejudicamos quem nos estende a mão, fazemos de tudo para alcançarmos a meta que traçamos, doa a quem doer.

O triste é constatar que esse comportamento cruel está crescendo assustadoramente. Atualmente os pais por motivos diversos não possuem tempo suficiente para dar amor aos filhos, não porque não desejam, as vezes o trabalho não permite, talvez não receberam o devido amor dos seus pais e por isso não sabem amar e falham na educação de suas crianças. É bem mais fácil deixar o garoto no video game ou na TV do que bater um papo com ele. Saber como foi seu dia, seu medos, suas alegrias, as dificuldades na escola, o alimento que ele gosta, dar um longo abraço e olhar nos olhos e falar: Filho eu te amo, você é importante para mim. Com certeza o garoto vai falar: qual é pai ta me estranhando, mas eu aposto isso vai aquecer o coração de ambos e torna-los pessoas melhores.

Enfim, infelizmente tenho que concordar com o Paulo Vítor que a anos atras previu que a raça humana está fadada ao insucesso e a sua auto destruição, assim como ele eu também me tornei um pessimista, claro que tem aquelas pessoas que nos enchem de orgulho de conviver, de ser amigo. O problema é que  este tipo esta em extinção e precisa ser cuidado com muito carinho, quem sabe eles poderão salvar o pouco de humanidade que ainda nos resta.

3 comentários: